O Jornal do Mosaico divulga informações sobre o Projeto Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu (Mosaico SVP), desenvolvido em um conjunto de unidades de conservação (UCs) e outras áreas protegidas. Este projeto foi iniciado, em 2006, pela Funatura em parceria com o Instituto Estadual de Floresta de Minas Gerais (IEF-MG), ICMBio, prefeituras e entidades da sociedade civil, e apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).
O Mosaico SVP foi oficialmente reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) por meio da Portaria 128, de 24 de abril de 2009. É formado por 12 UCs e uma reserva indígena em 11 municípios no norte e noroeste de Minas e no município de Cocos, no sudoeste da Bahia, que se estendem pela região banhada pelo rio São Francisco e seus afluentes. Divide-se em três grandes núcleos: Grande Sertão Veredas (onde está o Parque Nacional GSV), Pandeiros e Peruaçu.
Os municípios guardam a cultura dos Gerais e algumas cidades e vilas mineiras datam do século XVIII (Formoso) e século XIX (Urucuia, Januária e Itacarambi). Outras cidades surgiram durante o século XX, como Chapada Gaúcha, Arinos, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, São João das Missões e Manga (todas em Minas Gerais) e o município de Cocos/BA, na região chamada Trijunção, ponto geográfico onde se encontram as regiões Nordeste (Bahia), Centro-Oeste (Goiás) e Sudeste (Minas Gerais).
Saiba mais sobre o Mosaico SVP
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados